quinta-feira, 21 de abril de 2011

“Acrescer” – o processo de aprender e crescer ao longo da vida

a) Destinatários:

20 Crianças e jovens dos 10 aos 14 anos.

b) Duração:

A sessão terá a duração de 1:30 h.

c) Objectivos:

Desafiar o grupo a sentir e reflectir sobre o processo de aprender e crescer.

d) Recursos:

· Papel e canetas

· Sala ampla

· Cadeiras

e) Metodologia:

Interrogativa e activa.

f) Sequência

  • Dividir o grupo em 4
  • Dar a cada grupo uma situação vivida durante a infância, adolescência, idade adulta e depois dos 60, devem representa-la para os colegas que vão adivinhar.
  • Descobrir através de um enigma a palavra aprender.
  • Depois com todo o grupo fazer uma reflexão sobre cada situação representada e desafiar o grupo a responder às questões em que idade se aprende? Como aprendemos? Em que idade é mais importante aprender? Será que os adultos aprendem? Será que se aprende ao longo da vida? O que aprender tem a ver com crescer?
  • Chegar a uma conclusão com a ajuda do grupo e concluir a sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário