Henri Wallon nasceu em França no dia 15 de Junho de 1879 e morreu em 1962. Dedicou-se inicialmente à filosofia e medicina, e só depois à Psicologia do Desenvolvimento.
Durante a sua vida participou na 1ª guerra mundial como médico, foi político (marxista), médico em instituições psiquiátricas, ocupou altos cargos no mundo universitário e esteve na frente de inúmeras pesquisas.
Nas pesquisas que desenvolveu chegou à conclusão que o ser humano é um todo e quando falamos de desenvolvimento não podemos separar o desenvolvimento afectivo, do motor e do cognitivo.
Wallon defende que não se pode dissociar o aspecto biológico do social, que se tem que estudar a criança no contexto social em que está integrada.
Propõe assim 5 estágios de Desenvolvimento:
- Estágio impulsivo-emocional – Durante o primeiro ano de vida, é predominantemente afectivo, a criança interage com o meio através de emoções.
- Estágio sensório-motor e projectivo – dos 3 meses até ao 3º ano de vida, neste estágio predominam dois tipos de inteligência, a prática, adquirida com a exploração dos objectos e o próprio corpo, e a discursiva adquirida pela imitação e apropriação da linguagem.
- Estágio do personalismo – dos 3 aos 6 anos de idade, é durante este estágio que se forma e personalidade e auto-consciência do indivíduo.
- Estágio categorial – entre os seis e os onze anos – neste estádio a inteligência predomina sobre as emoções.
- Estágio da adolescência – depois dos onze anos – caracteriza-se por o adolescente desenvolver uma série de conflitos internos e externos em busca da auto-afirmação e desenvolvimento da sexualidade.
Bibliografia:
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Matta, I. (2001. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta
Sites consultados:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon
Sem comentários:
Enviar um comentário